5 DOCUMENTÁRIOS PARA REPENSAR O CONSUMO


Desde quando estava na faculdade de Moda e entendi um pouco mais sobre a cadeia de produção de produtos em geral, comecei a repensar a maneira que consumia e o impacto que isso causa no planeta e em mim mesma. Me deparei na época com alguns termos relacionados a sustentabilidade como Upcyncling (reutilização), Ecodesign (design sustentável), minimalismo e consumo consciente.

Nesse post, selecionei 5 documentários que me ajudaram (e espero que ajudem vocês também) a repensar a sociedade de consumo em que vivemos:


• MINIMALISMO: UM DOCUMENTÁRIO SOBRE AS COISAS QUE REALMENTE IMPORTAM

Esse documentário de 2015 é o meu favorito sobre o assunto. O foco central é o consumismo nos EUA mas esse desejo por coisas é uma tendência global, e em todos os lugares podemos ver filas e mais filas por produtos. O mais legal é que eles mostram histórias reais de pessoas que transformaram suas vidas para um cotidiano mais sustentável e valorizando o que realmente importa.

Para quem quer assistir tem na Netflix.


• THE TRUE COST | O VERDADEIRO PREÇO

Galerinha que gosta de uns blusinhas, sapatos e bolsas esse é pra vocês. Você sabe o que existe por trás daquela peça baratinha que você compra na "sale" da loja de departamento e que está muito mais barata do que deveria? Pois é, o documentário "True Cost" mostra! Trabalho escravo, tráfico de pessoas e 

Para quem quer assistir tem na Netflix.


• OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA

Quando eu penso nesse documentário me sinto uma grande idiota porque sou facilmente influenciada por esse sistema. Agora menos que antes já que é a informação que nos faz mudar. Nesse documentário de 2016 apresenta a técnica utilizada pela indústria para fazer com que o consumidor compre novas versões de produtos, mesmo que os que atuais estejam em bom estado e funcionando perfeitamente. Não é fácil de assistir não.

Quem quiser ver, tem no Youtube (só clicar).


• A HISTÓRIA DAS COISAS

Pra quem tem um pouco de preguiça de assistir documentários, esse é a melhor opção. Em vinte minutos e de forma super lúdica, o documentário mostra a história das coisas que consumismo e nos convida a fazermos a diferença. Vale a pena assistir com toda a família. 

Esse está disponível no Youtube também (só clicar).


• CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO

Se você é mãe, pai ou pretende ser, assista esse documentário!

"Se eu faço com que uma criança seja precoce, eu tenho um consumidor mais cedo". Essa frase está no começo desse documentário que não novo (lançado em 2008) mas que é absolutamente atual. Na faculdade escrevi um artigo sobre a adultização infantil, sobre como estamos tornando nossas crianças pequenos adultos. É triste. É assustador. Assista e depois me conta.

Ele está disponível no Youtube (só clicar).


Lembrando que eu sou super a favor de consumir, mas, de maneira que vise a qualidade acima da quantidade.


Espero que tenham gostado, até a próxima! 

instagram | facebook  


0 Comentário(s)

Deixe um comentário



Seu comentário foi enviado para a moderação!